2018 Edition

Red Époque
Leonor Basílio
2018

Red Époque é um resultado empírico de uma China encontrada pela primeira vez – industrial, brilhante, frenética e tecnológica. Ultramoderna, mas em profunda mutação.

A questão da poluição e a fiel intenção deste imponente país asiático em construir um futuro diferente: mais verde, ecológico, mais consciente, mas que inevitavelmente se mantém invisível para o todo mundo ocidental,são o motor base para toda esta viagem sensorial, envolta por um dominante vermelho popular, a China da nova era.

Longetivity
Carolina Ferreira
2018

No seio do “Three Heart Club”, um centro de atividades de idosos na comunidade de Jiang Xin Yuan. Zhou Liezheng, uma velha alma, pratica todos os dias a antiga tradição chinesa do Tai-Chi.

Em uma China em constante desenvolvimento, as antigas tradições não são esquecidas, nem o respeito pelo os mais velhos. Este documentário mostra este espaço, como um paraíso seguro, e saudável para os idosos, mas também um estilo de vida. Um estilo, onde a prática do Tai-Chi é se insere.

“Não tenhas medo de ser velho, só tem medo quando o teu espírito se tornar velho”, um provérbio chinês que descreve de maneira profunda a essência desse filme.

The Dragon in the Lake / O Dragão do Lago
Lucas Rached
2018

Frente à modernização e as grandes transformações que atingiram a sociedade chinesa nas últimas décadas, a cultura milenar chinesa segue valorizada ao ser transmitida de geração em geração.

Yangtze
Filipe Ruffato
2018

O rio Yangtze é o maior rio da Ásia e lar do “Boto Amarelo” (Yangtze Finless Porpoise), que é uma espécie ameaçada de extinção.

Nesse filme, além de conhecer um pouco do contexto da região, acompanhamos a busca dos pesquisadores voluntários por esses simpáticos animais que raramente são avistados.