2016 Edition

Looking China 2016 – Apresentação dos filmes realizados por alunos da Licenciatura em Cinema no Auditório Agostinho da Silva, dia 22 de Junho às 18h.

Pela segunda vez consecutiva a Universidade Lusófona foi uma das escolas de cinema de referência a nível internacional convidadas para participar no programa anual Looking China, uma organização da AICCC (Association for the International Communication of Chinese Culture) e da Beijing Normal University.

Este ano sob o tema “Charm, Minority Ethnics and Culture”, cinco alunos do 2º ano da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia foram selecionados para realizar cinco documentários inspirados por realidades do quotidiano e da cultura chinesa que conheceram em Jingning, província de Zhejiang.

Com a orientação do Prof. Victor Candeias, os filmes foram realizados durante cerca de duas semanas em Maio passado, com a colaboração de um grupo de alunos da universidade local (Zhejiang University of Media and Communications).

O resultado desse intenso trabalho será apresentado no dia 22 de Junho, às 18h no Auditório Agostinho da Silva. Os autores dos filmes estarão presentes na sessão para partilhar as suas impressões dessa experiência inesquecível e que enriqueceu o seu percurso curricular.

Filmes

Bamboo Flow
Pedro Duarte

O quotidiano habitual de Lishaomei, uma aldeã de DaJun, que nos mostra a harmonia de uma vida simples em comunhão com a natureza, a montanha e a floresta de bambu.

Timeless Gate
Leonor Abreu

Um retrato sobre a azáfama de pessoas e rotinas que se cruzam na velha Bai Suimen, a última rua que resiste à renovação na cidade de Jinning e onde, por enquanto, ainda se podem observar modos de vida tradicionais que estão a desaparecer sob a ânsia de modernização da China contemporânea.

Echo From the Mountain
André Caniços

Três gerações de mulheres da etnia She procuram preservar o legado das suas canções tradicionais. A tia Lan Jingfen, a avó Lan Meixiang e a neta Lei Yutin reúnem a família no Dia da Mãe para criar uma nova canção She.

Iron Men
José Pinto

A irmandade no trabalho de três velhos ferreiros que todos os dias, há várias décadas, vão para as suas oficinas malhar o ferro para os utensílios que fabricam. Eles sabem que são uma espécie em via de extinção, pois já mais ninguém parece querer aprender o duro ofício de uma das mais antigas profissões manuais. Resta-lhes aguentar até poderem porque a reforma não lhes dará sustento

Old Habits Die Hard
Vasco Ruivo

Um olhar irreverente sobre alguns dos hábitos sociais mais populares em Jingning estudando-lhes o carácter ao longo do ciclo de um dia. No coração da China ou noutro lugar, são hábitos que afinal talvez não sejam assim tão diversos dos que são vividos em qualquer cultura ou geografia.